top of page

Três textos. Três personagens com vivências singulares que se cruzam no enredo de um espaço em comum, O BORDEL, em tempos diferenciados da história, das suas histórias, das suas vidas e afinidades que se revelam no desvendar de cada uma…

Um percurso por 3 microespetáculos que vivem por si só ou em conjunto, independentemente do caminho que o espectador opte por seguir…

Existem 4 textos/personagens disponíveis, sendo sempre programados apenas 3.

HONORATO, O CRIADO MUDO

encenação, interpretação e espaço cénico RUY MALHEIRO

sinopse

Um fiel empregado, desabafa sozinho e revela as dores de quem está ao serviço de uma patroa exigente e implacável. Num tempo que não é o de hoje, Honorato cumpre e obedece, cegamente, às ordens de Odette, a dona de um bordel. A relação de um com o outro, o amor em diferentes frequências que faz com ele, o servo honrado, vá desistindo de existir para que nada falte à mulher que ama.

A CANDELÁRIA

encenação, interpretação e espaço cénico JOÃO ASCENSO

sinopse

Numa cerimónia selecta, Miguel, um homem comum, confidencia vários aspectos da sua vida. Num Portugal mais cinzento, Miguel cresceu para agradar, esperando sempre que, um gesto, uma respiração, lhe trouxessem um conforto que nunca sentiu. Apagado e amargurado, Miguel esconde em si um fulgor antigo, vivido noutra pele, num outro tempo. Foi outro para ser alguém e perdeu-se no caminho entre uma coisa e nada.

Curtas_de_Teatro_Fora_de_Portas_©_ZeTava

ODETTE COM DOIS “T”

encenação, interpretação e espaço cénico ILDA TEIXEIRA

sinopse

A força de quem manda, esconde a fragilidade de quem quer ser amada. Odette, uma mulher de meia idade tem o poder nas mãos. Num tempo em que ser uma senhora era o sonho de qualquer mulher, ela foi empurrada para uma vida que não queria e ousou vivê-la. É proprietária e gere um bordel a que chama “A Casa”. E é aí que acolhe e dá teto a quem não tem chão para onde ir. Mas tudo tem um preço e Odette vai conhecer o seu valor, agora.

O SENHOR ESPOSO

encenação, interpretação e espaço cénico PAULO MORGADO

sinopse

Um casamento, uma carreira e um nome fazem de Henrique um senhor. “O homem e o seu castelo”. A tradição, a elegância dos bons costumes e a fortuna proporcionam-lhe uma vida perfeita.

Mas a vida não é apenas um retrato de família, numa moldura bonita, para exibir aos outros. Existem muitas verdades escondidas que não se devem mostrar.

Henrique vai adiando o futuro, recortando memórias que coleciona num álbum. A luta, diária, entre o presente e o passado num “castelo” feito de cartas onde o que sobra do homem é cada vez mais pouco.

paulo.jpg
bottom of page